Pix em 12 respostas

Pois é, tava aqui pensando as pessoas que estão com essa dificuldade sera que cadastrou em outra instituição é depois quis cadastrar em outra ou foram as pessoas que deixou pra cadastrar as chaves por agora pq a gente cadastrou desde o começo. Sei la kkkkk só dúvidas e mais dúvidas :see_no_evil:

1 curtida

Acredito que o problema maior esteja no fato de que o Nubank está com uma limitação que é absolutamente discrepante com a postura e política de relacionamento da praticada até a implantação do Pix.
.
A meu ver ocorre uma ruptura, inclusive, com a missão, visão e valores da empresa.
.
E isso me deixa perplexo!
.
Como assim, não dá para digitar a chave aleatória??? :open_mouth: :scream: :see_no_evil:

1 curtida

Pois é @cleres

Eu tava editando minha resposta agora mesmo,
Só não usei essas chaves aleatórias ainda!

:metal::metal::metal::metal:

3 curtidas

E nem vai Querido!
.
Eu estou Perplexo. Felizmente, sempre espero modos muito mais funcionais e intuitivos, inclusive que revisam meus paradigmas. Quando na Nubank.
.
Essa com as chaves aleatórias… Confesso que estou sem entender…
:sweat_smile::man_shrugging: :grimacing:

1 curtida

As chaves aleatórias já estão disponíveis para uso, mas somente através do uso via QR Code. Isso ocorre porque houve pouco tempo hábil para habilitar todas funções possíveis no PIX, tendo sido dado prioridade para os requisitos obrigatórios determinados pelo Banco Central. A divulgação do código alfa-numérico não se encontrava entre esses requisitos.

No entanto, a equipe de desenvolvimento já se encontra trabalhando nessa função e muito em breve ela deverá estar disponível para todos os usuários :slight_smile:

7 curtidas

Obrigado pela explicação.
.
Entretanto, o usuário de modo geral não esmiúça cartilha de requisitos de sistema do Banco Central. Tampouco está ligando se a sua limitação é de consequência oportuna de uma previsão legal.
.
É ainda mais frustrante e, acaba, por deixar ainda mais perplexa a situação, se na sugestão de um “limitado e restrito” atingimento de requisitos, não se previu a limitação, quiçá os desdobramentos que esta impossibilidade, de uma simples digitação, esteja acomentendo os usuários.
.
E mais ainda, perdeu-se uma oportunidade de lograr ainda mais marketing positivo no sentido de alertar sobre esta limitação.
.
Por fim, se estão restritas ao uso via QR, na totalidade não estão disponíveis!!!
.
:hugs: :kissing_heart:

O famoso “explica, mas não justifica”. Não há muito o que fazer, apenas aguardar uma atualização que traga a função e/ou usar outra instituição provisoriamente.

3 curtidas

#Exato
.
Não quero outra instituição… Eu sou #fãBoy da Nu… Estou Perplexo e “irriquieto” (:laughing:)…
.
Ajeita logo isso aí #Nubank
.
:sweat_smile: :rofl: :rofl: :rofl:

1 curtida

Óla, pessoal do Nubank.
Estou fazendo um trabalho sobre o Pix e me bateu uma dúvida:

  • O Pix funcionará da mesma forma que TED, quando faltar dinheiro em conta você entrará em cheque especial?

  • Ou terá algum tipo de aviso dizendo que não foi possível completar a transação, pois, não tinha dinheiro em conta ou até mesmo dizendo que ao completar a transação você em cheque especial?

1 curtida

Já fiz e não para de usar.

2 curtidas

Olá Francisco, tudo bem?

Como não temos limite de cheque especial na conta do Nubank, caso você tente fazer um Pix sem ter o valor total da transferência em conta, você será direcionado para a tela de agendamento e precisará agendar a transferência para o próximo dia útil, que será feita como TED.

Qualquer dúvida, estamos por aqui!

Abraços o/

4 curtidas

Não conhecia essa função do e-mail, não por esse nome. Talvez possa utilizar de uma outra forma futuramente. No caso eu não precisaria criar um outro e-mail? Só precisaria colocar o + “nome do banco” antes do @ e automaticamente ele seria vinculado como uma conta virtual da minha conta de e-mail?

Tentei contato com o BCB, pois aqueles manuais, resoluções, circulares e leis, etc., eram um pouco difícil de entender, no entanto a resposta que obtive era que eu lê-se os manuais, resoluções, circulares e leis, etc. que já estava lendo e não estava entendendo.

Obrigado por esclarecer a minha dúvida!

Segundo o BCB, caso o usuário não queira repassar os dados pessoais a quem fará o pagamento é possível utilizar a chave aleatória. Ela é composta de um código único, de 32 caracteres com letras, números e símbolos, gerados aleatoriamente pelo BCB e atrelado a uma única conta. Essa chave é considerada a mais segura, pois a cada transação é possível excluí-la e, posteriormente, criar uma nova chave.

formato: [0-9a-f]{8}-[0-9a-f]{4}-[0-9a-f]{4}-[0-9a-f]{4}-[0-9a-f]{12}
exemplo: 123e4567-e89b-12d3-a456-426655440000

o número entre os parênteses representa a quantidade de caracteres que irá conter naquele espaço. Podendo ser de 0~9 e de a~f, segundo a API do DICT, pelo que eu entendi.

Pelo que entendi, quando você clica em uma chave deveria ter um um botão para copiar as chaves, da mesma forma que aparece para excluir. No entanto, ainda não foi implementado.
Assim, a única forma que daria pra fazer é fazer um Pix utilizando o QR Code ou pelo Pix copia e cola. E nesse caso teríamos duas formas:

  1. Você não informar o valor de pagamento. Dessa forma, quando a pessoa for te pagar ela poderá escolher o valor que irá te enviar.
  2. Você vai colocar o valor de pagamento e a pessoa irá pagar o valor informado. A não ser que modifique a pessoa modifique o valor no Pix Copia e Cola.

A partir do Registrato é possível verificar todas chaves Pix registradas em seu nome.
@Larissa_A agora lendo a respeito sobre o registrato encontrei esse Tópico na Comunidade REGISTRATO BACEN cadastro e consulta, vi que não é possível acessar o site a partir do Nubank. Eles resolveram esse problema ou teria uma outra forma de acessar o site sem ter conta em outro banco?

Isso.

Tentei pagar um boleto hoje com o PIX e não deu certo, mandava eu colar o código e não dava certo, dizia que o número estava errado. Fora isso esta funcionando perfeitamente.
:thinking:

Como assim pagar boleto com o Pix? Pelo que eu saiba isso não é possível. :thinking:

O @ree deu a dica em outro tópico que a NET/Claro já está permitindo o pagamento de suas faturas com o Pix, mas você não paga um “boleto” com o Pix. É como se fosse uma transferência direta para a empresa, justamente para eliminar a necessidade de um boleto.

Como você tentou pagar esse boleto?

7 curtidas


Tem a opção pagar. Aí manda colar o código já que estava no celular. Aí foi que deu erro, número invalido.

Assim, para pagar um boleto pelo Pix você precisa ler o QR code ou utilizar o “Pix copia e cola”. O Pix copia e cola será um código que representará os mesmos dados que teriam no QR code do boleto. No entanto, não representa os mesmos dados do código de barras do boleto.

O QR Code que será utilizado será o dinâmico, pois, poderá buscar vários dados em um servidor, mais o principal seria a data de vencimento.

pix1


pix3
obtido de: Manual de padrões de iniciação do pix

Já aqui em baixo teria o modelo do código de barras:


Obtido de: gerencianet

Como você pode ver são códigos diferentes, o QR Code precisa de um link para buscar os dados, já o código de barras são somente números. Por essa razão, não será possível para o boleto simplesmente copiando o código de barras.

4 curtidas

Depois que eu vi que estava colocando o número do código de barras. Rsrsrsrs Obrigada pela ajuda. As faturas de cartão ainda não estão vindo com QRcode. :woman_facepalming: :upside_down_face: :purple_heart:

1 curtida

Pelo que vi algumas prestadoras de telefonia móvel, como a Tim, e algumas companhia de luz, da neoenergia (coelba, celpe, elektro, cosern), já aderiram ao Pix. E nesse caso, deverá constar no app, em pagamento da fatura, uma parte onde diz: Pagar por Pix. Nela terá o QR code ou um botão para obter o codigo “Pix copia e cola”.

Já saiu o acordo da Aneel e o BC, assim outras companhias de energia elétrica futuramente vão aderir ao Pix.
Assim como outras prestadoras de água e telefone vão gradualmente integrando o pix as suas formas de pagamento. Mas deve demorar um pouco, possivelmente, no primeiro semestre do ano que já aumente consideravelmente a quantidade de empresas que ofertem o Pix.

2 curtidas