Propaganda enganosa! Não existe critério

Apenas contribuindo com meus 50 centavos:

O termo crédito provém do latim credere, que significa crer ou confiar. Por extensão, uma pessoa que merece crédito é alguém confiável, com bom nome e boa reputação.
Quem empresta dinheiro a alguém é chamado de “credor”, pois ele acredita (crê) que
receberá seu dinheiro de volta conforme combinado.

Toda concessão de crédito passa por um processo de análise, em que a instituição financeira avalia se o cliente terá condições de pagamento, ou seja, honrar seu compromisso.
Essa análise baseia-se no passado para inferir informações futuras. Por meio dos
dados cadastrais, algumas informações são verificadas, entre outras:
• Rendimentos mensais, origem dos rendimentos (vínculo empregatício, autônomo etc.);
• Percentual de renda mensal que será comprometido com a dívida a ser assumida;
• Histórico de inadimplência no passado (Centralização de Serviços dos Bancos – Serasa), Serviço de Proteção ao Crédito – SPC) e pontualidade nos pagamentos.

De acordo com a verificação, o cliente é classificado com uma pontuação, denominada credit score. Cada instituição tem seu próprio critério de pontuação.

Fonte: Livro TOP Planejamento Financeiro Pessoal - CVM Comissão de Valores Mobiliários - pgs 46 e 50-51.

11 curtidas

Alguém pode me ajudar, por favor?

Eu sou cliente do banco a um tempo e já tenho um limite de crédito no meu cartão normal e só gostaria de ter o mesmo limite no outro cartão.

Eu não consigo entender como uma “análise de crédito” deixa em um cartão, mas não em outro. O valor é o mesmo o risco é o mesmo não muda.

Mas se a gente deixar esse ponto pra lá, outro aparece. Quais são os critérios dessa análise de crédito? Ter um score nível X ou ter uma renda Y. Esses são alguns critérios para análise de crédito. É importante que os critérios fiquem claros para que o cliente tenha a possibilidade buscar ou não o atingimento deles.

Não da para saber o que está me impossibilitando de ficar elegível ao cartão. E isso deixa uma pergunta no ar. Se esses critérios tem como base também, outras informações como sexo, idade, localidade onde mora etc, será que a definição de quem pode ou não ter o cartão ultravioleta não é cerceador? Para ter o crédito realmente deve-se levar em consideração o risco de inadimplência ( Na verdade, deveríamos calcular de forma mais personalizada ) , mas o cartão é um objeto que pode ter R$ 10 milhões de crédito ou ter 100 reais, pois o risco é da inadimplência do crédito disponibilizado e não em se o cartão é ultravioleta, Black ou qualquer outra classificação.

Por fim, já abri reclamações no SAC, ouvidoria e até no banco central. Deveríamos fazer o mesmo movimento que fizemos quando o nubank começou, mas dessa vez oposto. A melhor forma de buscarmos o que queremos é encerrando a conta e tirando o dinheiro do banco. Simples. Talvez, assim, seremos atendidos ou outro player vai apresentar o serviço, da mesma maneira que os bancos digitais fizeram em relação aos bancos ditos como normais.

2 curtidas

Sou mais um insatisfeito com a falta de clareza de critérios para a concessão do Ultravioleta. Há meses venho esperando o convite para a adesão ao cartão black do Nubank, porém sem sucesso. Uma parente próxima, que nunca teve cartão de crédito, abriu conta no Nubank e a possibilidade de solicitar o UV apareceu de imediato, enquanto isso, boa parte dos clientes interessados precisam ficar amargando a expectativa do cartão ser liberado. Gosto muito do app do Nubank, mas estou migrando para o C6 pela facilidade e transparência nos critérios de concessão do C6 Carbon. Espero que um dia o Nubank seja capaz de corrigir esse grave problema na gestão do UV.

9 curtidas

Para mim, o Nubank é ótimo, foi cliente desde 2017, e estou com o cartão Ultravioleta mais de um ano, antes pagava anuidade para juntar os pontos rewards, e quando ativei o novo cartão, passou todos os pontos para Ultravioleta. E depois de ano, apareceu a mensagem no App da minha irmã, e ela conseguiu o cartão Ultravioleta, porque ela sempre tem o valor no invesmento, e agora a gente tá dividindo os gastos da família nos dois cartões.

2 curtidas

Bullshit, desisti desse cartão faz tempo. Já migrei para o itaú com cartão que pontua, próximo passo é levar os investimentos pra lá…

Sem sombra de dúvidas o melhor app/sistema é o do Nubank. Mas colocar muita expectativa em startup é tolice…

4 curtidas

Olha, eu tenho o Ultravioleta, e posso dizer que o único benefício que ainda está valendo a pena é o cashback rendendo 200% da CDI. Do restante, os benefícios que tem é da bandeira Mastercard.
Há um ano meu cartão virou Ultravioleta e tive aumento de limite, depois nenhum aumento. Mesmo utilizando bastante e pagando sempre adiantado e com investimentos no Nubank e no Nuinvest.
Eu tenho conta no C6 e acabei de solicitar o C6 Carbon. O que gosto desse cartão é que você pode deixar o valor investido e ele fica como limite do seu cartão.
E fora que o C6 Carbon oferece 4 Tags de pedágios sem mensalidade e até 6 cartões adicionais e a pessoa que vai ser adicional não precisar ter conta, como no Nubank.

5 curtidas

Isso é fato, concordo!

Nesse ponto não tenho do que reclamar. Tenho limite no meu UV que não uso nem a metade, e atende bem minhas necessidades. Só tenho Nubank como cartão de crédito!

11 curtidas

Conseguir meu Ultravioleta essa semana e já pedir um adicional para minha esposa!!!

9 curtidas

Eu tava nessa pegada… fiz transferência de custódia pra outro banco, concentrei gastos, benefícios, etc. nele e em menos de 1 mês o Nubank me oferece agora o Ultravioleta.

Se tivessem me oferecido antes, provavelmente ainda estaria usando o Nubank como principal. A concorrência é esperta, tem que abrir o olho… quem dorme muito acaba passando do ponto.

8 curtidas

Como o amigo acima fez, vou passar minha experiência.

Abri uma conta na concorrência, que me forneceu o benefício do visa black imediatamente. Levei tudo pra lá. Gastos, investimentos… Adivinha? Recentemente apareceu o convite pro ultravioleta…

Não tenho mais interesse, e cada vez tenho menos interesse em sequer continuar utilizando o cartão ou a conta, pois essa experiência só me mostrou o que o nubank se tornou: mais um banco qualquer.

4 curtidas

Rapaz… parece coincidência.
Tirar os investimentos para pagar a mensalidade do cartão? :thinking:

3 curtidas

Eu também parti hoje para Itaú.
É incrível como o atendimento com alta renda e o uso do portfólio do Nubank completo não vale nada e que pessoas como minha vó com nenhuma rende recebem o convite da Ultravioleta. Ridículo.

Vou permanecer com os seguros e o resto já foi embora.

Espero que vocês que estão esperando vão receber o UV em breve :pray:t4: Torcendo por vocês.

4 curtidas

Essa análise é baseada em quem?
Crédito?

Porque eu já tenho limite no cartão e ainda sim não é liberado.

Se for por perfil, gostaria de entender o critério, porque eu já tive até assessor de investimentos.

Peço um pouco mais de clareza e respeito com os clientes.

Posso te dizer por experiência própria quais NÃO são os critérios:

  • Cadastro positivo e score máximo nos 3 sistemas: Serasa / SPC / Quod;
  • Endividamento bancário geral ZERO no Registrato do Bacen;
  • inexistência de protestos, processos judiciais ou qualquer outro fato que desabone desde o nascimento;
  • Renda cadastrada com PDF do I.R. enviado pelo app;
  • Open Finance com outras instituições e corretoras (Prime, Personnalité, Select, XP, etc);
  • Limite alto;
  • Nível 7 no Nucoin;
  • Utilização mensal do limite dentro dos valores necessários para obter o máximo de cashback do Nucoin nível 7;
  • Investimentos muito superiores ao exigido para isenção;
  • Diversificação dos produtos de investimento
  • Cadastro completo e atualizado com foto;

Tendo em vista que estes definitivamente não são os critérios, também estou curioso pra saber qual seria esse critério. As respostas evasivas e os eufemismos copiados e colados no chat de atendimento infelizmente não ajudam.

3 curtidas

muito complicado isso!
Mas eles que saem perdendo!

Já abri uma solicitação no consumidor.com se não resolver abro outra pelo Meu BC.

vamos ver!

O banco não é obrigado a te fornecer cartão de credito,
não faz sentido a reclamação.

não é como se vc estivesse pagando um serviço e ele não fosse prestado,
mas boa sorte.

10 curtidas

Quem disse que eu falei que o banco é obrigado a me disponibilizar cartão? Só estou questionando o fato do banco dar um justificativa, mesmo que seja uma negativa.
Sem contar que a reclamação é porque eu tenho uma e-mail do convite do UV, mas não recebi o cartão ou se quer alguma informação, posterior ao e-mail.
Agradeço a sua opinião mas eu não te pedi!
Mas já que desejou, aceito!
Vai que…

Entrei à pouco tempo nessa comunidade, mas me parece que se o carinha é numentor (uow) o cara se torna o dono da verdade :joy:

Olá :wave:t3: @ksslk, tudo bem?

Jamais… os NuMentors são clientes como qualquer um aqui, apenas atingiram um nível de engajamento maior e talvez conheçam um pouco melhor os produtos e ferramentas do Nubank, por serem fãs e estarem sempre antenados às novidades.

Não leve para si algum comentário isolado que possa ter soado com ar de “dono da verdade”. Somos todos iguais aqui e buscando sempre aprendermos uns com os outros. Posso te garantir que tem uma galera muito gente boa, que é NuMentor.

Qualquer coisa, estamos à disposição! :slightly_smiling_face::handshake:

15 curtidas

Olá @ThiagoMoura esse seu texto comprova o que eu disse :laughing:
Leia e repara no ar de superioridade…