Olá, Comunidade
O ano é cripto, e a América veio forte com o universo DEFI.
Se você ainda não sabe quem é, onde vive, o que come e como sobrevive esse token — vem comigo, BB.
História em 3 minutos
Era uma vez a Uniswap Fund — a empresa por trás do token Uniswap, que surgiu com o propósito de reduzir os custos nas conversões de cripto, com uma proposta bem ousada. Logo depois, a evolução da Uniswap acompanhou o desenvolvimento do mercado, com a intenção de ir além do esperado. E foi o que aconteceu: saiu de uma simples plataforma de SWAP (= troca de cripto) para oferecer STAKING e, em seguida, seu maior diferencial — as POOLS DE LIQUIDEZ.
O resto? Ah, você já sabe, é história… O quê? Não sabe? Vou te contar!
A Pool de Liquidez se tornou uma ferramenta fundamental nas transações cripto, quando trocamos R$ (reais) por tokens e vice-versa. Nesse mercado, também chamamos de piscina, porque essa troca depende de haver caixa, dinheiro e, claro, tokens (ex: UNI) disponíveis nessas “POOLS” para que a operação aconteça.
Ora, ora… Deve estar se perguntando: Afinal, onde está a Pool nisso tudo?
Saiba mais!
Saiba mais!
Lembra que eu falei da troca de dinheiro por token, o famoso swap, e que a ideia da Uniswap era baratear essa transação? Pois então, a Pool de Liquidez é isso: o “caixa” da operação. Sem dinheiro, um banco não realiza transações, certo? No mundo cripto, funciona da mesma forma.
Mas, Lucas… e eu? A pool? Onde me encaixo nisso?
Sabe aquela taxa chata em toda transação em R$? Nas criptos, essa taxa (fee) também aparece em cada transferência — seja na compra ou venda de tokens. Usando uma analogia: seria como fazer um PIX e pagar taxa nessa transação (“compra”) e, ao enviar de volta o valor, pagar taxa de novo (“venda”).
Afinal… O QUE ISSO TEM DE NOVO?
O “de novo” é que você pode fornecer (= “emprestar ou travar”) uma quantidade em tokens e, em troca, receber uma % das taxas de cada transação — proporcional ao que você injetou. Em outras palavras: dividendo cripto, haha.
E o mais interessante é que todo esse mecanismo faz parte do universo DEFI (Finanças Descentralizadas). E não para por aí: várias lacunas que compõem o DEFI remuneram você por sustentar e/ou validar a rede. Olha só:
→ No banco, pedimos empréstimos? Nas criptos, também.
→ No banco, rende CDI% na conta e em aplicações? Nas criptos, rende também (e melhor!).
→ No banco, pagamos taxas nas transferências? Nas criptos, idem.
→ No banco, transacionamos entre instituições? Nas criptos, temos isso e mais: P2P, exchanges, wallets…
→ No banco, quem manda é o Banco Central? Nas criptos, quem manda é a comunidade.
… E muito mais, inclusive o que ainda nem existe no mercado tradicional!
Então, chegamos.
Eis a resposta depois de toda essa explicação: trago a ti a liberdade financeira e a mina de ouro chamada DEFI.
Ainda dá pra melhorar? Ohh… e como!
O que eu mais curto no universo cripto é a transparência. Cada transação pode ser verificada em um explorador de blocos da rede, e há exigência da sua assinatura digital para tudo.
Voltando ao tema: POOL DE LIQUIDEZ
Agora que você já sabe o que é, onde vive e o que come, vamos à parte mais interessante:
A evolução da Pool de Liquidez
Quando a Uniswap começou — lembra, né?! — ela primeiro evoluiu seu portfólio de produtos, depois a sua Pool de Liquidez, passando da versão 1 (v1) até a mais recente, a versão 4 (v4).
Resumidamente, essa evolução trouxe mais informações, um layout muito melhor, e o principal: uma rede mais rápida em número de validações/confirmações. Pra ter ideia, a Uniswap saltou de milhares de transações para milhões de transações por segundo (TPS).
Hoje, a v4 oferece todo o suporte necessário para pequenos investidores da rede que estão começando. Mas antes de tudo: conhecimento é poder. A Uniswap entendeu isso direitinho, criando um ecossistema próprio, com ferramentas valiosas tanto para usuários quanto para investidores — inclusive os institucionais, via sua empresa Uniswap Fund.
Quanto ao futuro… Um dia, espero ver a Uniswap Fund na bolsa de valores. A Circle, emissora da stablecoin USDC, já deu os primeiros passos rumo ao IPO na nova SEC. Agora vai…
E por último, mas não menos importante…
Aprecie com moderação o novo ecossistema da Uniswap, que hoje atende toda a demanda entre o universo cripto e o mercado tradicional: bolsa de valores, renda fixa cripto, renda variável, e muito mais…
Ecossistema, UNISWAP
Construindo um lar para cada desenvolvedor DeFi, desde o primeiro dia.
Outubro marcou o lançamento do Unichain, um Superchain L2 projetado para DeFi. Desde o lançamento do testnet, houve 78 milhões de transações de teste e mais de 9,6 milhões de contratos de teste implantados na rede. Antes do lançamento da mainnet, os desenvolvedores que experimentam no testnet têm acesso à infraestrutura de mais de 30 dos principais provedores técnicos, serviços de blockchain e aplicativos do mundo.
Block Explorers
- Blockscout
O Blockscout fornece ferramentas para ajudar os desenvolvedores a depurar contratos e transações inteligentes, incluindo a capacidade de visualizar, verificar e interagir com o código-fonte do contrato inteligente e visualizar informações detalhadas da transação.
- Etherscan
O Etherscan fornece ferramentas para ajudar os desenvolvedores a visualizar dados de transações e depurar contratos inteligentes, incluindo pesquisa por endereço, hash de transação, lote ou token, visualizar, verificar e interagir com o código-fonte do contrato inteligente, visualizar informações detalhadas de transações e visualizar transações L1 para L2 e L2 para L1
Pontes
- Brid.gg
O Brid.gg permite que desenvolvedores e usuários conectem ETH e outros ativos suportados do Ethereum Sepolia (L1) ao Unichain Sepolia (L2) hoje. Em breve na Mainnet.
- Superbridge
Use o Superbridge para trazer ativos do Ethereum Sepolia (L1) para o Unichain Sepolia (L2). Em breve na Mainnet do Unichain.
Cross-Chain
- Across
O Across é um protocolo de interoperabilidade alimentado por intents. É o primeiro protocolo de intents cross-chain em produção hoje, permitindo a maneira mais rápida e de menor custo de transferir valor com melhores compensações de segurança em comparação com designs de ponte tradicionais.
- Hyperlane
Hyperlane é um protocolo de interoperabilidade sem permissão para comunicação entre cadeias. Ele permite a passagem de mensagens e transferências de ativos entre diferentes cadeias sem depender de intermediários centralizados ou exigir permissões.
- LayerZero
LayerZero é um protocolo de interoperabilidade omnichain que permite mensagens entre cadeias. Os aplicativos criados no Unichain podem usar o protocolo LayerZero para se conectar a mais de 100 blockchains suportados perfeitamente.
- Wormhole
Wormhole é uma plataforma de interoperabilidade que alimenta aplicativos e pontes multichain.
Indexação de dados
- Allium
Allium capacita instituições líderes para suas análises e pesquisas de blockchain, aplicativos e casos de uso de contabilidade com dados de qualidade empresarial e SLAs compatíveis.
- GhostGraph
O GhostGraph facilita a construção de indexadores rápidos (subgráficos) para contratos inteligentes. O GhostGraph é a primeira solução de indexação que permite que os desenvolvedores escrevam transformações de índice no Solidity. Os dApps Unichain podem consultar dados com GraphQL usando nossos endpoints hospedados.
- Goldsky
Goldsky é a plataforma de dados em tempo real da Unichain. Os desenvolvedores podem criar aplicativos poderosos com subgráficos de alto desempenho e pipelines de dados em tempo real. Atualmente, atendendo a mais de 120 blockchains e movimentando bilhões em TVL.
- SubQuery
SubQuery é um indexador de dados multi-chain de blockchain de código aberto que fornece aos desenvolvedores APIs rápidas, flexíveis, universais, de código aberto e descentralizadas para projetos web3. SubQuery suporta mais de 210 ecossistemas, incluindo Unichain, e permite que os desenvolvedores agreguem dados em muitos blockchains diferentes em um projeto.
- The Graph
The Graph facilita a organização e o acesso a dados onchain. The Graph é o mercado de dados descentralizado original que inventou e padronizou Subgraphs, que são APIs abertas que você pode consultar para fornecer dados rapidamente no frontend do seu aplicativo Unichain. Com o The Graph, você pode criar aplicativos sem servidor que rodam inteiramente em infraestrutura pública.
- SQD
SQD Network é um mecanismo de consulta descentralizado otimizado para extração em lote de grandes volumes de dados. Atualmente, ele serve dados históricos on-chain ingeridos de mais de 100 cadeias EVM, incluindo Unichain Sepolia. O serviço de indexação fornece logs de eventos EVM, recibos de transações, rastreamentos e diferenças de estado por transação.
Ferramentas de desenvolvimento
- OpenZeppelin
O OpenZeppelin fornece ferramentas para construir, proteger e operar aplicativos on-chain em qualquer escala. A OpenZeppelin Contracts Library, Security Services e Defender Cloud Services permitem que os clientes desenvolvam aplicativos de contrato inteligente rapidamente e conduzam transações com segurança em mais de 30 redes. O OpenZeppelin oferece suporte a mais de mil projetos web3, fundações, DAOs e empresas.
- Tenderly
O Tenderly permite que os construtores passem rapidamente do desenvolvimento para a implantação on-chain com um nó multichain RPC, ambientes de desenvolvimento integrados e ferramentas de depuração.
Faucets
- QuickNode
O QuickNode Faucet oferece um Multi-Chain Faucet fácil de usar que oferece suporte à rede de teste Unichain. Os desenvolvedores podem usar o QuickNode Faucet para reivindicar o ETH da rede de teste Unichain Sepolia gratuitamente - um gotejamento por rede a cada 12 horas.
- Superchain
O Superchain Faucet fornece ETH da rede de teste para Unichain. Qualquer um pode reivindicar 0,05 ETH de teste em 1 rede a cada 24 horas ou verificar sua identidade onchain para mais tokens.
- Thirdweb
O Faucet thirdweb oferece uma rede de teste Unichain fácil de usar. Você pode usar este Faucet para reivindicar a rede de teste Unichain Sepolia ETH gratuitamente - um gotejamento por rede a cada 24 horas.
Provedores de nós
- Alchemy
Alchemy é a plataforma de desenvolvimento web3 que alimenta os principais dapps há mais de meia década. Ela oferece API JSON-RPC e Subgraphs para construtores Unichain.
- Blockdaemon
Blockdaemon é o principal provedor que dá suporte ao crescente mercado de serviços de blockchain. Ela oferece nós dedicados JSON-RPC para construtores Unichain e clientes institucionais, como exchanges, fintechs e carteiras.
- Infura
Infura é um poderoso conjunto de APIs de blockchain altamente disponíveis; integrado ao kit de ferramentas MetaMask Developer, capacitando desenvolvedores dapp. Infura oferece APIs JSON-RPC disponibilizadas por meio da DIN (Rede de Infraestrutura Descentralizada).
- QuickNode
O QuickNode oferece acesso a nós Unichain hospedados como parte do seu Plano Discover gratuito. Você pode configurar complementos, como “Trace Mode” e “Archive Mode” por um custo adicional atualizando para um dos seus planos pagos.
Oracles (Dica: Ponte entre o sistema criptográfico e o sistema fiduciário)
- API3
O API3 é um provedor de oráculos de blockchain que lidera a transição de redes oracle de terceiros tradicionais para soluções oracle de primeira linha. O API3 fornece um conjunto de produtos para desenvolvedores que criam aplicativos de última geração, incluindo o Airnode de primeira linha para conectar provedores de API diretamente ao blockchain, feeds de dados descentralizados (dAPIs) no API3 Market, serviços QRNG para gerar números verdadeiramente aleatórios na cadeia e OEV Share para permitir que os dApps capturem o Oracle Extractable Value e melhorem o desempenho do protocolo.
- Pyth
O Pyth Network é uma solução oracle descentralizada que fornece dados de mercado financeiro de alta fidelidade e em tempo real para redes e aplicativos de blockchain. Aproveitando dados de instituições financeiras de primeira linha, a Pyth visa aumentar a precisão e a velocidade dos dApps oferecendo feeds de preços de latência ultrabaixa.
- RedStone
A RedStone é uma plataforma que fornece feeds de preços para garantias com rendimento em mercados de empréstimos por meio de um modelo de troca descentralizada (DEX). Ela apresenta um design modular que oferece suporte à compatibilidade em uma variedade de arquiteturas de blockchain, incluindo EVMs, não EVMs, rollups e appchains, garantindo ampla integração entre cadeias.
Stablecoins
- Circle
Os desenvolvedores podem começar a experimentar fluxos de fundos em seus aplicativos Unichain hoje mesmo obtendo USDC de testnet grátis no Faucet da Circle.
Contribuidores do protocolo Unichain
- Flashbots
A Flashbots é uma organização de pesquisa e desenvolvimento formada para mitigar as externalidades negativas impostas pelo Valor Máximo Extraível (MEV) para blockchains com estado, começando com Ethereum.
- Otimism
OP Labs contribui para o protocolo Optimism, uma extensão para Ethereum que dimensiona tanto sua tecnologia quanto seus valores. O Optimism permite ordens de magnitude de desempenho e escalabilidade aprimorados para Ethereum, ao mesmo tempo em que dobra seu compromisso com bens públicos.
Uniswap Labs
Uniswap Labs cria produtos que ajudam milhões de usuários a acessar DeFi com segurança. Uniswap Labs é o provedor de serviços técnicos que dá suporte ao desenvolvimento do Unichain.
Infraestrutura de carteira
- Alchemy
O Account Kit da Alchemy é o kit de ferramentas completo para desenvolvedores para criar fluxos de usuários sem atrito, da inscrição ao checkout, em minutos. Inclui carteiras incorporadas, contas inteligentes e infraestrutura de abstração de contas.
- Dinâmico
Dinâmico fornece uma maneira perfeita para desenvolvedores integrarem usuários, com um conjunto de ferramentas que abrange tudo, desde carteiras incorporadas, carteiras multicadeia, autenticação e gerenciamento de usuários, facilitando a integração da pilha de criptomoedas em seu aplicativo.
- Privy
O Privy suporta muitos dos aplicativos de criptomoedas mais populares com carteiras incorporadas que permitem o fornecimento contínuo de carteiras autocustodiais, conectores poderosos para nativos de criptomoedas e uma biblioteca para integração de cada usuário, independentemente de onde eles estejam em sua jornada de criptomoedas.
- thirdweb
O thirdweb oferece uma plataforma completa para alavancar a abstração de contas para permitir experiências de usuário contínuas para os usuários. Isso inclui tudo o que é necessário para criar Smart Accounts para contas onchain, Bundlers para UserOps e Paymasters para habilitar patrocínios de gás.
- Zerion
O Zerion permite que você gerencie seu portfólio DeFi, negocie entre redes e se conecte a qualquer aplicativo descentralizado com uma carteira.
- ZeroDev
O ZeroDev é uma conta inteligente de cadeia abstrata para construir experiências Web3 amigáveis ao usuário. Hoje, é uma das soluções mais confiáveis em Abstração de Contas, alimentando mais de 50% de todas as carteiras de conta abstrata.
Ufa! Muita leitura… E o mais interessante? A maioria dessas empresas já possui um token próprio no mercado. Um bom exemplo é a Pyth Network, com o token PYTH.
E não para por aí… A Uniswap Foundation, na missão de deixar um legado nesse mercado e criar um ambiente acolhedor para desenvolvedores, afirma:
“Criar um sistema financeiro mais aberto, justo e descentralizado. Isso começa ao oferecer um lar para cada desenvolvedor DeFi. Se você deseja começar a usar o Unichain, pode acessar um conjunto completo de recursos por meio do Unichain Builder Toolkit e se inscrever para o Unichain Developer Grants…”
Essas e outras informações sobre o ecossistema Uniswap você encontra neste site: