Na infância, como você entendia o que era dinheiro? E quais são as primeiras lembranças que você tem sobre ele?
Foi assim que a minha mãe começou a me mostrar a importância do dinheiro, todo mês ela me levava para fazer compras e me dizia: Você tem R$ 20,00 para fazer uma cestinha sua, nomeada por ela de ‘’Sacolinha de Jesus’’. E convenhamos que R$ 20,00 nos anos 2000 era bastante coisa.
Então eu sempre ia com a minha calculadora, nesse tão esperado dia, escolhia bolachas (ou biscoitos)? Danones e sempre anotando na calculadora até chegar nos R$ 20,00, era uma tarefa difícil, e as vezes passava, e ela me mandava devolver, acreditem, era um pesadelo escolher o que tirar, talvez seria o meu monstro?
No final, foi a partir disso que abri meu ‘’primeiro negócio’’, gostei dessa ideia de compra e venda, e abri uma loja de tudo o que eu tinha de brinquedos em casa, eu colocava meus ‘’brinquedos’’ a venda e minha mãe sempre comprava com dinheiro de mentira.
Depois fui entender porque o negócio não deu certo, porque eu sempre devolvia o dinheiro para a minha Mãe quando íamos brincar no outro dia rs
Mas essa é a melhor memória que eu tenho sobre como tive meu primeiro contato com essa parte financeira e como eu comecei a entender sobre o ‘‘dinheiro’’.
Que legal a sua história, @FelipeMoraes!
É bacana a gente olhar pra trás e reviver esses momentos que fizeram a gente ser o que é, né? Ainda mais quando envolvem o carinho e o cuidado que a gente recebeu quando estava em formação.
Imagino a sua dor, viu? Uma vez que já pegou, a gente já se apegou, fica mais difícil devolver…
Amei a história da lojinha. Feliz de ver que a lojinha não deu certo, mas que foi porque você escolheu devolver para poder brincar mais. Criança tem que brincar mesmo!!
E eu gostava tanto de Danone, e sempre era ele que eu precisava devolver! #Trauma
Exatamente! Hoje pensamos mais ‘‘financeiramente’’ mas na época era apenas brincar mesmo que importava!
A primeira Falência a gente nunca esquece, cadê a Conta PJ pra me ajudar naquela Época? rs
Como eu morava longe do meu irmão (Só minha mãe morava com ele e eu com meus avôs), não dava nem pra tentar dividir a compra, para os dois comerem coisas diferentes.
@FelipeMoraes , muito legal sua história e parabéns pela " rapidade e velocidez " do tópico, me fez lembrar essas duas palavras inventadas por um amigo!
Vc gastava tudo, não guardava nem um pouco desse dinheiro num cofrinho?
O objetivo era gastar os R$ 20,00, infelizmente não tinha a opção de guardar o que não usasse, então tinha mês que não chegava no valor e o dinheiro ficava perdido.
Adorei a ideia do seu “primeiro negócio” com os brinquedos e como isso te inspirou a entender mais sobre compra e venda, mesmo que de um jeito divertido e imaginativo. Esses momentos de aprendizado, por mais simples que pareçam, são fundamentais para nossa formação financeira. Obrigado por compartilhar essa memória tão especial!