Moedas que se transformaram em Poupança💰

O primeiro cofrinho

Com nove anos ganhei um cofrinho de aniversário ( infelizmente ele era de cerâmica e quebrou durante a faxina em casa), mas encontrei ele numa foto.

:point_down:

A partir daí tudo que eu queria era enchê-lo com moedas e, com incentivo dos meus pais acabei criando o hábito de juntar dinheiro e entendia como a possibilidade de sempre ter de onde tirar para comprar as “bobagens” que eu queria e que sabia que eles certamente diriam não.

As Moedas de 1 Real
contei brevemente aqui em 2021

Quando entrou em circulação a atual moeda de R$ 1,00 fiquei fascinada e comecei a juntá-las, e uma vez que entravam no cofrinho não saíam mais, chegou ao ponto de não ter mais onde guardar tantas moedas, eram tantos cofrinhos que precisei passá-las para caixas.

Foram alguns anos nessa saga, juntei o total de 6.197 moedas de R$ 1,00, eu sabia que estava perdendo dinheiro e, relutante, um dia criei coragem e decidi trocá-las por cédulas e colocar na poupança.
Tivemos que fazer a troca por etapas , colocávamos 100 moedas em cada saquinho para facilitar a contagem, pois eram muitas moedas , e levávamos em remessas de 500 ou 1000 por dia, para fazer a troca, era preciso fechar um caixa só para fazer a contagem.
Em um dos mercados onde fiz a troca de parte das moedas, a cada R$ 50,00 em moedas trocadas ganhava uma caixa de leite, e óbvio, ganhei muitas caixas, era leite que não acabava mais e para dar conta de tanto leite saí distribuindo para parentes e vizinhos.

**as moedas já embaladas para troca e caixa de leite semelhante as que ganhei. :point_down:

Screenshot_2024-07-02-08-31-06-619_com.google.android.googlequicksearchbox~2

Aprendi que apesar de ser legal guardar dinheiro em cofrinho, ele não rende parado e é preciso investir de alguma forma.
Ainda guardo algumas moedas de edições comemorativas, mas longe do exagero que foi um dia guardar tantas moedas em casa.

Hoje, sempre presenteio crianças com cofrinhos para estimulá-las desde cedo a terem educação financeira e economizar para ter uma reserva de emergência no futuro ao invés de ficarem atolados em dívidas ou dependentes de crédito.

*Dei esse cofrinho em forma de dinossauro recentemente para o filho de uma amiga.

Em breve, estreia o curta metragem fofinho “Não É Um Monstro”, veja o trailer aqui :wink:

36 curtidas

Definição exata de determinação! Obrigado por compartilhar a sua história com a gente. :purple_heart:

20 curtidas

Parabens, por se abrir com a gente. Fico muito feliz por essa linda história e trajeto que ela proporcionou… :clap: :clap:

Muito bonito o seu relato… Imagino que a tia está mudando a vida de muitas crianças, dando de presentes um cofrinho para guardar os seus primeiros dinheirinhos:heart_eyes: :purple_heart:

17 curtidas

Imagina o peso disso?! :frowning_with_open_mouth:

Usava a tecnica com a faca para “resgatar” moedas de dentro do cofrinho? :zipper_mouth_face:

16 curtidas

Que lindo a historia

14 curtidas

De um real é mais rápido atingir os objetivos na época, até pra quando enchia o cofrinho a contagem era mais eficiente pra saber a soma total.

12 curtidas

Wow ! @Limah Incrível mesmo! :clap: :clap: :clap:

Fazia troca de moedas também mas era no Shopping e ganhava o almoço :smiley:

16 curtidas

É inspirador ver como um cofrinho pode ensinar tanto sobre finanças desde cedo. :purple_heart:

19 curtidas

Uau!!!

Não me contive e fui tentar estimar quanto pesava essa riqueza toda! As moedas de R$ 1 tiveram três versões:
1994-1998: pesando 4,27g
1998-2001: pesando 7,84g
2002 em diante: pesando 7,00g

Isso dá algo entre 26,4 kg e 48,6 kg!!! :scream:


Quanta disciplina! E que legal essa história do leite, que ainda reverteu para a família e a vizinhança. :clap:

Aprendizado essencial! :clap:

:clap: :clap: :clap: :purple_heart:

Obrigado, @Limah, por nos trazer essa história!! :smiling_face:

12 curtidas

Que legal, acho super valido da cofrinho para as crianças,acho que incentiva muito na educação financeira.

o tipo de curiosidade inutil que eu adoro kkk
o pior é saber o peso disso na pratica, imagina o trabalho de contas as moedas e separar, é mais facil quando é de 1 real, mas e as menores rs.

11 curtidas

Ei! Não é inútil não :rage:

Hahaha! Tô brincando. Sim, é curiosidade inútil, e eu também adoro :joy:

11 curtidas

fica vendo vai cair em uma prova de concurso …

sabendo que um saco cheio de moedas de 1 real que foram fabricadas a partir de 2002, pesa 140 kilos,quantos reais tem nesse saco ?

8 curtidas

e um pouco de confusão :grin:

embora saiba q a moda agora são as continhas digitais eu continuo achando legal as crianças terem cofrinhos :smiling_face_with_three_hearts:

kkkkk não , dava para abrir o fundo para não precisar quebrar tbem

9 curtidas

Obgda! conta a sua tbm!

7 curtidas

Então, quando vi a moeda de 1 real pela primeira vez não quis mais saber das outras :joy:

:open_mouth:
legal , saía totalmente gratis ?

Verdade , faz querer ficar rico logo :joy:
Eu tenho um priminho de 6 anos que já está juntando para comprar um carro, segundo ele :smiling_face_with_three_hearts:

@FernandoLacerda , pelo amor de Deus, só não tenta calcular quanto eu perdi, por deixar o dinheiro parado casa :weary:

Pois é , nem sabia , terminaram de contar as moedas e entregaram o dinheiro junto com o leite! :sweat_smile:

Por isso eu guardava em montes de 10 , presos com fita adesiva, facilitava bastante!

11 curtidas

Sim, dependendo do valor trocado podia escolher pratos mais ou menos caros kkk mas saia de graça, bastava levar as moedas e trocar.

8 curtidas

Pode deixar, não vou fazer não. Isso é seu com você mesma :wink:

10 curtidas

Misericórdia kkkkkk. Por isso estava faltando moedas no mercado.

Olha só o lado investidora dela desde cedo.

Manda um para mim mae :crazy_face::crazy_face::crazy_face::crazy_face:.

Amei sua história @Limah, parabens. Entendi o por que da casa de praia :rofl::rofl::rofl:

9 curtidas

Belo aprendizado @Limah .

Eu também tenho algumas :grin:

9 curtidas

E ainda dizem que não existe almoço gratis, já existiu p tu , pelo menos :sweat_smile:

É o meu trauma nessa história @FernandoLacerda :face_in_clouds:

Vou encontrar um que combine com vc :face_with_peeking_eye:

Só não consegui ainda a que tem a bandeira da olimpíadas.
Vc tem essa @claudiolsa ?

11 curtidas