Fala, comunidade! Como vocês estão?
Hoje o assunto é estorno!
Quem nunca fez uma comprinha no cartão, se arrependeu e teve que cancelar? Ou, comprou aquela peça de roupa que estava querendo faz tempo, mas não serviu, e teve que solicitar o cancelamento?
Pois é, essas situações são muito comuns e, quando isso acontece, nós ficamos ansiosos para receber o estorno no roxinho, não é mesmo?
A grande questão aqui é: onde encontro o meu estorno?
Bom, a primeira coisa que você precisa saber é que o estorno não aparece no histórico de compras, ali na linha do tempo, sabe? (veja a imagem abaixo). Como o próprio nome diz, aquele histórico mostra somente as transações que você efetuou com o seu roxinho, e algumas informações adicionais, como fatura fechada e pagamento recebido.
Para localizar o seu reembolso, é necessário que você acesse a sua fatura.
Ué, MayB, mas como eu faço isso?
É simples, vem cá que eu explico:
- Abra o seu aplicativo;
- Na tela inicial do app, acesse o painel de Cartão;
- Clique no botão “Resumo de faturas”;
- Selecione a fatura do mês que você deseja acessar;
- Veja o reembolso sinalizado em verde, com a nomenclatura “Crédito de “nome do estabelecimento”;
Outro ponto importante é que, em casos de compras parceladas, o reembolso pode ser feito de três formas diferentes:
1. É lançado um crédito no valor que chegou a ser cobrado no cartão, e as parcelas futuras são canceladas;
2. É lançado um crédito cheio, de uma única vez, no valor total da compra (ou no valor devido do estorno), mas a transação original não “some” e nem as parcelas futuras. Neste caso, você pode fazer a antecipação das parcelas seguintes, diretamente pelo app, se assim desejar, para que elas sejam abatidas pelo reembolso recebido.
3. É lançado um crédito parcial, que pode ser igual ou menor à parcela da compra. Neste caso, o estorno é feito de forma parcelada, ou seja, a cada fatura você recebe uma parte do reembolso;
Lembrando que a forma como esse estorno cai na fatura não depende do Nubank, mas sim, do adquirente, ou seja, a maquininha de cartão por trás daquela operação (mesmo em casos de compras online).
O Nubank apenas reflete os estornos na fatura do cliente da mesma forma que recebe do adquirente, por isso, não há uma padronização para essa operação.
E aí, gostaram? Então agora vocês já sabem: nada de ficar aguardando o estorno cair no histórico de compras, hein? Sempre deem aquela olhadinha dentro da própria fatura, combinado?
Até a próxima, pessoal!